A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro adere ao projeto de gestão do acesso às urgências hospitalares intitulado “Ligue antes, salve vidas”.
Lançado em maio de 2023, este modelo já conta com várias unidades locais de saúde que optem pelo modelo que privilegia o contacto prévio com INEM e linha de saúde 24.
O sistema de orientação para situações de doença aguda tenta separar o que são urgências a exigir cuidados hospitalares e episódios sinalizados com pulseira verde ou azul que poderão ser encaminhados para os centros de saúde com agendamento de consulta no próprio dia ou dia seguinte.
A própria linha SNS 24 assegura o encaminhamento.
Dessa forma, os utentes podem aguardar em casa até à hora da consulta e evitar o congestionamento das urgências.
Na ULS RA este modelo arranca esta quinta, dia 7 de novembro, com as corporações de bombeiros na expetativa.
Depois de uma reunião com todos os comandantes, a administração da ULS procura mobilizar todos os intervenientes para a mudança.
O responsável pela corporação de Ílhavo admite que o sistema pode ajudar a melhorar a capacidade de resposta do hospital mas não vai resolver todos os problemas.
Artur Ferreira lembra que a retenção de macas em urgência continua a marcar a vida das corporações.
Entrevistado no programa “Conversas” assumiu que olha com otimismo moderado para este projeto (com áudio)
Perante uma doença aguda os utentes devem contactar o SNS 24 (808 24 24 24).
Em situações que coloquem, claramente, em risco a vida, o contacto é encaminhado para o número de emergência Nacional (112).
Trata-se de uma aposta na gestão do acesso aos serviços de urgência e espera aliviar a pressão sobre as urgências no inverno.