JOBRA inova com modelo que permite escolha livre de disciplinas.

A JOBRA inova no ensino com modelo que permite escolha livre de disciplinas.

Trata-se de um projeto-piloto que permite aos alunos dos seus cursos profissionais escolherem disciplinas dos cursos científico-humanísticos, garantindo um ensino personalizado e preparando-os para o ensino superior.

Projeto decorre em estreita articulação com a Direção Geral da Educação e a ANQEP.

Na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra – está a ser estado o modelo.

Os alunos do 10.º ano podem construir um percurso educativo totalmente personalizado, escolhendo disciplinas de diferentes cursos.

Este modelo pioneiro é o único em Portugal a permitir que estudantes do ensino profissional possam optar por disciplinas do seu interesse e dos cursos científico-humanísticos, algo que, num currículo tradicional, não seria possível.

Até agora, um aluno de um curso profissional artístico, como dança, teatro ou música, não tinha acesso a disciplinas como Matemática A, Biologia e Geologia ou Física e Química, essenciais para exames de acesso ao ensino superior noutras áreas.

Com o novo modelo, isso muda.

Os estudantes da JOBRA podem agora conjugar a sua vocação artística com outras áreas do saber, sem limitações curriculares.

Isso permite-lhes deixar a porta aberta a um número maior de possibilidades quando chegar a altura de acesso ao ensino superior ou simplesmente estudarem disciplinas do seu interesse personalizando o seu plano de estudos.

O novo currículo, organiza-se em disciplinas obrigatórias, comuns a todos os cursos; disciplinas opcionais em que o aluno escolhe as que melhor se adaptam ao seu percurso e objetivos e novas disciplinas inovadoras como Ética e Sociedade e Literacias.