O ISCIA quer alavancar a aposta na formação e na capacitação de agentes do setor social para fomentar as políticas de envelhecimento ativo.
Em dia de congresso “Territórios que Cuidam: Envelhecer com qualidade no século XXI” e entrega de galardões aos municípios portugueses com políticas públicas e projetos inovadores reconhecidos, o Instituto Superior de Ciências da Informação e Comunicação deixou compromisso firmado com a aposta na qualificação de quadros.
Câmaras municipais de todo o país mereceram reconhecimento pelas boas práticas e a partir desses exemplos a escola quer construir um modelo de recomendação.
Formar equipas técnicas, avaliar projetos e replicar casos de sucesso fazem parte da estratégia.
Bruno Soares, gerontólogo na Câmara de Ílhavo e Coordenador de Estágios do Instituto Superior Ciências da Informação e Administração, admite tratar-se de uma via que qualifica o país (com áudio)
O ISCIA aposta na divulgação de boas práticas associadas ao envelhecimento ativo e distingue municípios.
Ílhavo e Albergaria integram a lista de Municípios distinguidos.
O Fórum Maior Idade, projeto da Maior Idade do Município de Ílhavo, foi distinguido com o primeiro lugar no Galardão de Inovação Autárquica no Envelhecimento, atribuído pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA).
A decisão coube a um painel de especialistas oriundos de várias áreas profissionais, dirigentes associativos, advogados, médicos, enfermeiros e professores universitários, que reconheceram no Fórum Maior Idade um exemplo de boas práticas e inovação social no contexto autárquico.
A cerimónia de entrega do prémio contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Semedo, que recebeu a distinção em nome do Município.
O autarca destacou a importância do reconhecimento nacional, sublinhando que este prémio “reflete o empenho contínuo da autarquia em desenvolver políticas inovadoras na área do envelhecimento e da longevidade, promovendo o bem-estar, a participação ativa e a valorização da comunidade”.
Além desta distinção, o Município de Ílhavo foi igualmente galardoado com o Galardão de Prata, reconhecimento que premeia as suas políticas públicas e práticas sustentadas.