O Instituto de Telecomunicações realiza demonstração de rede quântica segura para aplicações militares em Bruxelas.
Uma delegação do Grupo de Investigação de Comunicações Quânticas do Instituto de Telecomunicações e da Universidade de Aveiro realizou uma demonstração das tecnologias de comunicações seguras, desenvolvidas no âmbito do projeto DISCRETION, durante evento na Embaixada de Portugal em Bruxelas, em 29 de janeiro.
A iniciativa contou com a colaboração de entidades parceiras do projeto e teve o objetivo de apresentar os avanços tecnológicos para fortalecer a infraestrutura de defesa europeia em contextos militares.
A demonstração evidenciou as capacidades no fornecimento de soluções de comunicação seguras, ao destacar a capacidade de garantir transmissões de mensagens encriptadas e fiáveis entre domínios e a proteção de comunicações sensíveis.
Estes avanços ressaltam a versatilidade e a força do sistema na melhoria da segurança para uma variedade de aplicações, especialmente em operações táticas, estratégicas e transfronteiriças.
“A utilização de tecnologias quânticas para distribuição de chaves criptográficas permite obter uma solução robusta a ataques, mesmo a futuros ataques com computadores quânticos. Esta demonstração mostrou que o nível de maturidade da tecnologias quântica já é suficientemente elevado para esta possa ser integrada numa infraestrutura complexa de telecomunicação, que para além da camada quântica integrada também um plano de controlo e gestão, uma camada de gestão de chaves criptográficas, e aplicações que vão desde ligações seguras de voz e dados, até vídeo em tempo real”, afirma Armando Nolasco Pinto, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro e investigador no Instituto de Telecomunicações.