Zita Leal apresenta, este sábado, na Biblioteca Municipal de Ílhavo o seu novo livro infantil “Uma coelhinha chamada Rita”.
A antiga professora e mulher de cultura continua dedicada aos livros e, em particular, à escrita de livros infantis.
Temas atuais com mensagem para toda a família.
Os temas “racismo, xenofobia” fazem parte da história da coelhinha Rita que sentiu na pele a rejeição da própria família.
Zita Leal escreveu o seu primeiro livro infantojuvenil “Joana e o seu nome mágico”, em 2015.
Publicou “Letras faladas e “Cónicas de trazer por casa” em jornais regionais.
A apresentação do livro estará integrada na Hora do Conto, dirigida a famílias com crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por um adulto, em sessão a partir das 16h30.
Zita Leal nasceu em Peniche, a 24 de julho de 1938, mas vive desde os 5 anos na região de Aveiro.
Lecionou nas Escolas Preparatórias de Ílhavo, Vagos, Mira, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Arcos de Valdevez, Escolas Secundárias n.º 1 e José Estêvão (Aveiro) e, em final de carreira, na EB 2.3 da Gafanha da Nazaré.
Dedicou igualmente o seu tempo e saber à Formação Profissional, nomeadamente na Forpescas, com pescadores, peixeiras, manipuladoras fabris, empregadas de escritório, entre outros, partilhando assim 37 anos de vida com alunos de todas as idades.
Aposentada desde 2005, a sua ligação ao Ensino permanece viva.
Conta histórias, faz poesia com crianças e dramatizações nas Escolas.
Nos últimos anos tem visitado semanalmente a EB 1 da Barra e continua ligada a clubes de poesia.
Aos filhos e netos pretende deixar aquele que considera o mais importante legado de todos, manifesto através da seguinte mensagem: “Vale a pena a vida. Espalhem o amor entre todos e serão felizes!"