O Museu Marítimo de Ílhavo promove a 12.ª edição do Seminário “Desafios do Mar Português" com a ria de Aveiro no centro das atenções.
Evento, este sábado, em data que assinala o Dia Nacional do Mar.
Este ano, o seminário será dedicado ao tema “Ria de Aveiro: Sustentabilidade e Património”, aprofundando a relação entre o desenvolvimento económico, os desafios ambientais e a preservação dos recursos naturais e culturais.
O evento reúne um diversificado painel de especialistas, associações e decisores políticos, proporcionando uma plataforma para um diálogo construtivo sobre o futuro sustentável para a Ria de Aveiro e as comunidades que dela dependem.
Durante o seminário, será apresentado o livro "Arqueologia do pau-do-pontos do Moliceiro", da autoria de Vítor Mendes, vencedor da última edição do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras”.
A obra incide sobre as técnicas de construção naval que deram origem ao moliceiro, bem como as unidades de mensuração adotadas, permitindo perceber que a dimensão do pau-de-pontos do moliceiro corresponde ao rumo, antiga medida de construção naval portuguesa.
O “Desafios do Mar Português” é organizado em parceria com o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro.
Na abertura, a partir das 10h, contam-se as presenças de Filipe Teles (UA) para falar sobre a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (2030) e José Carlos Mota que aborda a “A Ria nas políticas locais e regionais de desenvolvimento sustentável”.
Ao longo do dia haverá painéis sobre “Preservação e Sustentabilidade”, “Património Cultural e Marítimo-Fluvial” e, ainda, “Economia e Sustentabilidade: Da Tradição à Inovação”.
Um dia especial que inclui, às 12h30, a apresentação de um vinho que estagia em alto mar.
A Lua Cheia Saven e o Clube de Oficiais da Marinha Mercante lançam a 5ª Edição do “POSEIDON”.
Trata-se de uma Edição numerada, com significado para todos aqueles que mantiveram uma vida ligada à Pesca do Bacalhau.
Tanto o Enólogo, como o Comandante do Barco de pesca que levou as garrafas em viagem de estágio, como as entidades dinamizadoras desta ideia, vão explicar a história deste vinho.