“Ílhavo: Desporto e Lazer”, de Joana Gião, é o projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo do Município de Ílhavo.
O projeto da jovem de 16 anos, que consiste na criação de um parque de desporto e lazer junto ao mercado municipal de Ílhavo, foi o mais votado pela população, entre as 12 propostas finalistas.
A proposta visa a criação de um parque equipado com um ‘half-pipe’ para a prática de skate, uma parede de escalada e uma mesa de ping-pong para a prática desportiva.
Este espaço será dotado de uma zona de merendas, protegida com vela de sombreamento, bancos, papeleiras e iluminação adequada, e, complementada, com um jardim, onde serão plantadas árvores.
Evocando as bibliotecas itinerantes do passado, o projeto inclui uma cabine telefónica com livros de acesso livre.
Assim, enquanto os mais novos usufruem da atividade desportiva, os adultos podem aproveitar o momento de lazer para ler um livro.
A ideia de Joana Gião contou com 148 votos, de um total de 981, e será implementada no próximo ano através de um investimento de cerca de 69 mil euros da Câmara de Ílhavo.
Para a equipa proponente este é um momento feliz por fazer corresponder uma ideia a um projeto com acolhimento junto da população (com áudio)
Nesta primeira edição do Orçamento Participativo do Município de Ílhavo, que contou com um orçamento de 85 mil euros, estiveram a concurso 19 projetos, desenvolvidos por munícipes com idades compreendidas entre os 16 e os 71 anos, e 12 foram selecionados para votação da população.
João Campolargo, autarca de Ílhavo, admite que as participações simbolizam essa abrangência pretendida com o projeto (com áudio)
O segundo projeto mais votado foi a proposta “Já foi ao Ecoponto hoje?”, com135 Votos, e o terceiro foi a ideia “+ livros para tod@s” com 99 votos.