O Município de Ílhavo celebra o Dia Internacional dos Arquivos com a iniciativa "Pont(e)s de Acesso 2025".
A semana está a ser marcada pela divulgação do património documental do concelho.
Sob o mote "Município de Ílhavo: legado ou criação?", a programação para hoje destaca a apresentação da Hemeroteca Digital de Ílhavo.
Trata-se de um arquivo de jornais, uma secção de bibliotecas, arquivos ou centros de documentação reservada à guarda, custódia e conservação de periódicos.
A sessão decorre, esta sexta, às 18 horas, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, em momento aberto à comunidade, que contará com a presença do jornal “O Ilhavense”, da Associação Quinto Palco e da equipa do CDI.
Outro dos pontos altos é a realização do seminário “O Concelho de Ílhavo: legado ou criação?”, agendado para este sábado, entre as 14h30 e as 18 horas.
Durante a tarde estarão em destaque temas como “Os arquivos municipais e a preservação, divulgação e consolidação da História, Identidade e Património locais; “A história do município de Ílhavo a partir de artefactos arqueológicos”; “Ílhavo: novos documentos da sua história” e “Portas e pontes para o passado. Construir a história do concelho através de documentos modernos e contemporâneos”.
Ao final da tarde realiza-se uma visita explicativa aos artefactos arqueológicos e documentação.