O Festival Gastronomia de Bordo está de regresso de 29 de novembro a 8 de dezembro, com 17 propostas de menus especiais que remetem para os sabores preparados nas cozinhas dos navios bacalhoeiros.
Durante dez dias, os restaurantes aderentes do Município de Ílhavo adicionam ao menu habitual a sua própria interpretação da gastronomia de bordo, com pelo menos três pratos ou entradas.
As propostas incluem abordagens tradicionais, como os bolinhos de bacalhau, as pataniscas, a chora, as línguas de bacalhau fritas e a feijoada de samos, em conjugação com pratos confecionados sob inspiração da cozinha atual, como risotto de bacalhau com crispy de azeitona preta, arroz caldoso de línguas e algas, lasanha de bacalhau e alheira ou rancho do fiel.
Há experiências gastronómicas para uma ou duas pessoas.
Para estimular a economia local e promover o seu património cultural, o Município de Ílhavo oferece aos clientes do Festival Gastronomia de Bordo um voucher de entrada gratuita num dos espaços museológicos municipais – Museu Marítimo de Ílhavo, Centro de Religiosidade Marítima ou Navio-Museu Santo André – e um vale de desconto na compra da aguardente bagaceira “Mata Bicho”, à venda nas lojas do Museu Marítimo de Ílhavo e nas lojas de Turismo.
Há 17 restaurantes aderentes à sétima edição do Festival Gastronomia de Bordo (Bela Ria, Bronze, Canastra do Fidalgo, Casa Velha, Clube de Vela, Costa do Sal Hotel, Dona Mena, Estrela do Mar, Maradentro, Marisqueira da Barra, Marisqueira Costa Nova, O Gafanhoto, O Navegante, Peixe na Costa, Sétimo Beach Club, Tábua da Ria e Vista Alegre.
Gastronomia de Bordo é uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, território com uma longa história associada à pesca do bacalhau.