Um espaço de ciência ao serviços das escolas.
O antigo espaço do Fórum Municipal da Juventude de Ílhavo, junto à Biblioteca Municipal, acolhe o “Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo”, espaço totalmente dedicado à ciência e à tecnologia.
Na aproximação de cultura, património e identidade local com a ciência o Município acredita que está a investir num modelo de futuro com valorização da matriz cultural mas, acima de tudo, com novos horizontes no campo da ciência.
Aposta no desenvolvimento de competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) proporcionam experiências Maker, de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos e biodiesel.
Aposta articulada entre a Câmara Municipal, os três Agrupamentos de Escolas do Município, a Universidade de Aveiro e as empresas locais.
Tiago Lourenço, vereador da educação, explica que se trata de uma iniciativa diferenciadora enquanto ponto de encontro de escolas, da Universidade e das empresas (com áudio).
A Câmara de Ílhavo investe cerca de 150 mil euros.
Fernando Caçoilo destaca a capacidade de adaptação do município que depois da inauguração do fórum da juventude por ocasião da reabilitação do antigo palácio de Alqueidão garante novo uso (com áudio)
Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva - e Diretora do Pavilhão do Conhecimento, destacou a aproximação à fábrica da ciência e Universidade como aproveitamento de ferramentas ao dispor do conhecimento (com áudio)
Esta terça é dia de atividades escolares, na quarta é dia aberto para professores e na sexta há formação bioplásticos para professores.
Sábado será dia aberto com atividades ao longo do dia e na tarde do próximo domingo, às 17h00, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, será apresentado o espetáculo “Sapatos de chumbo” com a combinação de bailado, narrativa e ciência.
Iniciativa Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, Conservatório de Artes e Comunicação FUOB e Estação Científica de Ílhavo.