O Mercado Municipal de Ílhavo recebe, este sábado, uma sessão pública do projeto comsolve.
Esta sessão servirá para dar a conhecer o projeto aos ilhavenses e esclarecer as suas dúvidas, mas sobretudo receber ideias para o desenho de uma Comunidade de Energia Renovável em Ílhavo e recolher potenciais participantes na mesma.
A Comunidade de Energia Renovável é um modelo descentralizado de produção de eletricidade, do qual podem fazer parte indivíduos ou organizações públicas ou privadas, que se juntam para investir na produção de energia.
O principal objetivo de uma CER é trazer benefícios ambientais, económicos e sociais aos seus membros e às localidades, em vez de lucros financeiros.
A energia produzida é, portanto, de todos os seus membros, sendo distribuída mediante regras definidas pelos mesmos.
Uma CER pode ser constituída em diferentes formatos jurídicos, tendo de garantir que a sua gestão é democrática e de acesso livre.
O consórcio do projeto é formado por quatro parceiros (Digitalmente, Coopérnico, Instituto de Telecomunicações e Magnum Cap), sendo financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional de Lisboa (POR LISBOA 2020) e do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020) do Portugal 2020.