As crianças do município de Ílhavo, “De Olho na Floresta”, dizem que a educação ambiental há muito deveria estar na ordem do dia e teria ajudar a evitar danos no património natural.
No dia em que a sala de aulas mudou para a zona florestal, em ação em Vale de Ílhavo e Ermida, na celebração do Dia Internacional das Florestas, cerca de uma centena de alunos do 4º ano quiseram conhecer mais sobre esse património.
Os docentes admitem que o trabalho de campo ajuda ao processo de ensino.
Foi o caso da docente do Centro Escolar Santa Maria Manuela que vê vantagens na iniciativa (com áudio)
Sob o mote “Florestas - Consumo e Produção Sustentável”, 103 alunos do 4.º ano das Escolas do Ensino Básico do Município participam nesta ação, segunda e terça, na floresta, em Vale de Ílhavo e na Ermida.
Através da realização de um pequeno percurso pedestre, as crianças contactam com a natureza.
Aos professores deixaram interrogações e desafios (com áudio)
Em 2012, as Nações Unidas instituíram o Dia Internacional das Florestas (21 de março) para alertar para a importância de todos os tipos de florestas, incentivar o cultivo e a exploração sustentável dos recursos florestais e multiplicar as campanhas de conservação e plantio de árvores pelo mundo.
Atualmente, as florestas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre mundial, com mais de 60 mil espécies de árvores.