Ilhavense participante em prova de kayak resgatado no mar das Berlengas.

Uma operação de resgate de um praticante de kayak permitiu salvar um homem, apontado como médico de Ílhavo, que integrava o evento “19ª Expedição em autonomia às Berlengas em Kayak”.​

O alerta foi dado cerca das 16h00 por familiares, informando para a falta de notícias do praticante de kayak.  Tinha sido avistado pela última vez, pelas 14h00 de sábado, a cerca de 2 milhas das ilhas Berlengas.

De imediato, foi mobilizada a Estação Salva-vidas do ISN de Peniche, com a embarcação “Vigilante”, que iniciou as buscas a sul das Berlengas, cerca das 16h30.

Por volta das 18h00, integrou as buscas, a embarcação Semirrígida da Estação Salva-vidas do ISN da Nazaré, em reforço do dispositivo sendo que, cerca das 18h40, também um meio da Força Aérea portuguesa (FAP), helicóptero EH-101 Merlim, integrou o dispositivo de buscas.

Após o alargamento da área de buscas, já ao final do dia, cerca das 21h00, o praticante de Kayak foi avistado pelo helicóptero, a cerca de 10 milhas a SW das Berlengas.

Efetuado o resgate pelo meio aéreo, o praticante, do sexo masculino, 43 anos de idade e residente na zona de Aveiro, foi transportado para Peniche, tendo sido assistido por uma equipa do INEM, cerca das 21h15.

“Posteriormente, foi movimentado para o hospital das Caldas da Rainha, para a realização de exames complementares. À chegada apresentava estar bem de saúde, no entanto, bastante cansado”.

Estiveram envolvidos nas operações dois meios das Estações Salva-Vidas de Peniche e da Nazaré, um helicóptero da FAP, o Piquete da Polícia Marítima, um navio mercante em trânsito para Norte (após divergir ligeiramente a rota), a Proteção Civil de Peniche e os Bombeiros Voluntários de Peniche, da Lourinhã e de Torres-Vedras, em auxílio das buscas na orla costeira marítima.