O exame Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica, vulgarmente conhecido por CPRE, passa a ser feito em instalações do Hospital Infante D. Pedro.
Mais um passo para alargar a resposta e capacidade técnica e otimizar os meios técnicos da Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiológica.
O Serviço de Gastroenterologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga garante o avanço numa área em que este tipo de exames era até aqui feito no exterior.
Esta iniciativa dá uma maior autonomia ao CHBV na resposta aos doentes, sobretudo para os casos que requerem maior urgência.
O Centro Hospitalar fala em “maior conforto” para os doentes que, assim, não necessitam de sair do hospital e, sobretudo, maior segurança porque, “na fase pós procedimento, têm garantida uma vigilância mais rigorosa”.
O Diretor Clínico do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, José Luís Brandão, assume a sua satisfação por mais este passo, garantindo, porém, que “não sendo possível tornar o CHBV integralmente autónomo em todas as atividades assistenciais, trabalhamos, no entanto, para, paulatinamente, oferecer mais e melhor aos nossos doentes e, no caso concreto das CPRE’s é particularmente importante não estarmos tão dependentes do exterior, ganhando capacidade para responder, por ora, nesta primeira fase, às situações mais urgentes”, afirma.