Greve terminada. A confirmação vai surgir com uma declaração conjunta dos patrões das transportadoras, do Governo e do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas.
Depois de quatro dias de bloqueio que levou postos de combustíveis ao esgotamento, a situação está resolvida.
Ontem à noite havia postos da Prio, na Gafanha da Nazaré, reforçados com abastecimento de combustível e as filas começavam a formar-se esta manhã.
A empresa conseguiu que alguns dos seus postos recebessem esse reforço para responder à crise dos combustíveis que decorre da greve de motoristas de matérias perigosas.
O esgotamento de gasóleo era notado, ontem, em praticamente todos os postos de abastecimento da região.
A Câmara de Aveiro e a Veolia chegaram mesmo a apelar à compreensão e colaboração da população para que fosse evitada a acumulação de resíduos nos contentores e, em particular, na via pública, de forma a ser mantida a qualidade ambiental dos espaços públicos.
As duas entidades admitiam algumas ações de exceção que permitam minimizar os consumos de combustível pelas viaturas de recolha, como seja a suspensão temporária da lavagem de contentores, de papeleiras e de ruas e a adequação de algumas rotas de recolha de resíduos.
Ribau Esteves defendeu que os serviços mínimos deveriam ser alargados a outras cidades do país e não ficar apenas confinados a Lisboa e Porto.
O líder da concelhia socialista de Ílhavo, em declarações ao programa "Conversas", declarava esta quarta que as tensões são normais e próprias de períodos pré-eleitorais (com áudio)