O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Albergaria-a-Velha registou, em 2016, um aumento de cerca de 200 por cento na colocação de desempregados em postos de trabalho. Em 2015 foram empregadas 56 pessoas, esse número subiu para 171 no ano passado.
O GIP realizou o balanço do ano e registou um aumento nos atendimentos e nas colocações, resultado de uma política de articulação que tem vindo a desenvolver com os desempregados e com o tecido empresarial do Concelho e outras entidades empregadoras.
No ano passado, o GIP realizou 1086 atendimentos personalizados a pessoas desempregadas. Comparando com o ano de 2015, em que foram realizados 679 atendimentos, regista-se um aumento de 60 por cento. Relativamente a ofertas de emprego em 2016, o GIP registou 65, para as quais encaminhou 1069 pessoas.
Os Gabinetes de Inserção Profissional são promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que visam apoiar os jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.