O Município de Ílhavo homenageia a tradição do mar com a Gastronomia de Bordo.
As ementas dos restaurante aderentes vão mostrar as tradições ilhavenses associadas à pesca longínqua.
O Festival Gastronomia de Bordo, que visa homenagear as tradições, os cozinheiros e os pescadores do bacalhau, arranca esta quinta e prolonga-se até 10 de dezembro.
Durante 11 dias, os restaurantes aderentes do Município adicionam ao menu habitual a sua própria interpretação da gastronomia de bordo, com pelo menos três pratos ou entradas.
As propostas incluem abordagens tradicionais, como os bolinhos de bacalhau, as pataniscas, a chora, as línguas de bacalhau fritas e a feijoada de “sames”, e novas receitas, como bacalhau confitado com cogumelo crocante e guacamole ou arancini de bacalhau.
Para estimular a economia local e promover o seu património cultural, o Município de Ílhavo oferece aos clientes do Festival Gastronomia de Bordo um voucher de entrada gratuita num dos espaços museológicos municipais – Museu Marítimo de Ílhavo, Centro de Religiosidade Marítima ou Navio-Museu Santo André – e um vale de desconto na compra da aguardente bagaceira “Mata Bicho”, à venda nas lojas do Museu Marítimo de Ílhavo e nas lojas de Turismo.
Os restaurantes aderentes à sexta edição do Festival Gastronomia de Bordo são Bela Ria, Canastra do Fidalgo, Casa Velha – Hotel Ílhavo Plaza, Clube de Vela, Costa do Sal Hotel, Dona Mena, Duna do Meio, Estrela do Mar, MarAdentro, Marisqueira da Barra, O Gafanhoto, O Navegante, o Peixe na Barra, Praia do Tubarão, Taberna Nobre e Tábua da Ria.
As experiências gastronómicas podem ser consultadas no website visitilhavo.pt.