O Navio-Museu Santo André acolhe, pela primeira vez, um Simulacro promovido pela Câmara de Ílhavo, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, da Autoridade Marítima Local e os funcionários do Navio.
Este simulacro visa preparar e testar os procedimentos de emergência e evacuação deste equipamento cultural que, diariamente, dezenas de visitantes.
O objetivo passa por “corrigir ou melhorar” constrangimentos que sejam detetados, nomeadamente no que respeita a procedimentos de comunicação e alerta; de evacuação; combate a incêndios; salvamento e resgate de sinistrados, e contará com a participação dos vários agentes de Proteção Civil.
Realizada no âmbito do Dia Internacional da Proteção Civil, este ano sob o mote “Nós e os Riscos”, esta iniciativa insere-se na estratégia global do Município de Ílhavo para a área da Proteção Civil, que tem como objetivos principais dar “maior notoriedade e capacidade de intervenção”, sensibilizando cada um dos cidadãos para o papel vital que podem e devem assumir na prevenção de situações de risco, integrando desta forma, cada um deles, a equipa da Proteção Civil.