A Freguesia de São Salvador prepara o lançamento de uma campanha para evitar a deposição de beatas em espaço público.
A partir da próxima semana, a freguesia de São Salvador, em Ílhavo, inicia um projeto que promete acabar com as pontas dos cigarros na rua e dar uma nova vida a este resíduo nocivo para o ambiente.
Através do programa “ABC - Agir sobre a Beata Contada”, a Junta de Freguesia irá recolher, contar e reciclar as beatas presentes nos cinzeiros, calçadas, jardins e sumidouros.
Esta campanha de sensibilização ambiental para o destino responsável dos resíduos de tabaco está corporizada em vários cinzeiros personalizados, que podem ser encontrados um pouco por toda a Freguesia, e num mega depósito instalado junto ao edifício da sede da Junta.
A recolha destes resíduos será realizada pelo veículo elétrico, cem por cento amigo do ambiente, que a Junta de Freguesia adquiriu em 2017 com o apoio do Fundo Ambiental.
João Campolargo destaca a nova aposta em linha com outras que permitem o selo de eco ferguesia.
“A gestão dos resíduos é uma forte preocupação da Junta de Freguesia de São Salvador. Fomos pioneiros na introdução de velões nos cemitérios, construímos garagens nos contentores de resíduos sólidos urbanos, criámos caixas para os ecopontos e, agora, damos mais um passo importante para a recolha e tratamento dos resíduos de tabaco com o programa ‘Agir sobre a Beata Contada’ que, acredito, contará com a colaboração de toda a comunidade na limpeza urbana de um espaço comum”, afirma João Campolargo, Presidente da Junta de Freguesia de São Salvador.
O "ABC - Agir sobre a Beata Contada" é um projeto Junta de Freguesia de São Salvador desenvolvido em parceria com o CEACA, a Associação Missão Beatão e a Associação Bioliving.