Francisco Fonseca foi o vencedor absoluto do 60º Cruzeiro da Ria.
Numa organização conjunta da Náutica Desportiva Ovarense, do Sporting Clube de Aveiro e da Associação Náutica da Torreira, realizou-se no passado fim de semana a 60º edição do Cruzeiro da Ria, prova que contou com mais de 230 participantes nas diversas classes, distribuídos por quase uma centena de embarcações em representação de 16 clubes.
De entre os participantes, particular destaque para a prestação das 3 embarcações de Vela Adaptada que disputaram uma animada e competitiva regata nos 2 percursos, com o resultado final a ser disputado em cima da linha de chegada.
O velejador olímpico Diogo Costa, acabado de regressar dos Jogos Olímpicos de Paris onde, em conjunto com a colega de equipa Carolina João, conquistou um diploma olímpico com o 5º lugar em 470 misto, esteve presente no 60º Cruzeiro da Ria, acompanhando outros grandes nomes da vela nacional como o medalhado Nuno Barreto e Diogo Cayolla, entre outros velejadores do circuito mundial.
No sábado a regata realizou-se de Ovar para São Jacinto (Aveiro) e no domingo de São Jacinto para Ovar, tendo os dois percursos totalizado cerca de 30 milhas (aproximadamente 54 km) com excelentes condições de vento para a prática de vela no Canal de Ovar, tendo-se assistido a várias horas de muita cor e animação trazidas à Ria de Aveiro pelas diversas embarcações e os seus tripulantes.
O vencedor absoluto do 60º Cruzeiro da Ria foi o aveirense Francisco Fonseca que alcançou também o 1º lugar em ILCA7, classe olímpica em que compete há 2 anos e na qual tem ambição de conseguir ser apurado para representar Portugal nos Jogos Olímpicos que se irão realizar em Los Angeles em 2028.
O jovem aveirense, com apenas 19 anos, foi formado no Clube de Vela Costa Nova (CVCN) e no Clube Náutico Boca da Barra (CNBB).
Para poder competir com outros atletas de ILCA que ocupavam os lugares cimeiros do ranking, Francisco representa o Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) desde maio de 2022 e os resultados que alcançou nas provas internacionais desse ano permitiram-lhe obter o estatuto de atleta de alto rendimento, renovando-o anualmente.
Desde então está integrado no Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Lisboa para poder treinar e competir regularmente com outros velejadores de ILCA7 e também para continuar os seus estudos, tendo já concluído o 1º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.