O gerontólogo Bruno Soares foi finalista num Concurso Internacional de Fotografia sobre envelhecimento.
O Centro Internacional sobre o Envelhecimento lançou um concurso de fotografia com o slogan "A idade não significa envelhecer, apenas crescer", ao longo de 2019, participando 7.617 obras de 103 países.
Bruno Fradinho Soares, Gerontólogo Social da Câmara Municipal de Ílhavo e docente do Instituto Superior das Ciências da Informação e Administração, foi um dos 10 finalistas do concurso, na categoria “Imagens Alteradas”, concorrendo com uma fotografia que retrata as rugas e a “surpresa” de envelhecermos.
Para o autor, a fotografia finalista representa a importância de “estarmos mais atentos às necessidades das pessoas idosas e não termos receio do processo de envelhecimento”.
Esta semana foram divulgados os vencedores, sendo atribuído o primeiro lugar da categoria “Imagens Alteradas” à cidade de Pamplona, de Espanha, representada pela fotógrafa Ana Delia Carcavilla.
Os vencedores das 6 categorias foram premiados num valor monetário de 1.250 e 5.000 euros.
A Comissão Europeia e o Conselho Europeu identificaram o envelhecimento da população como um dos principais desafios futuros.
As comunidades são desafiadas a mudar as atitudes em relação ao envelhecimento e a promover a mudança cultural.
“Desta forma, podemos ajudar as pessoas a viver mais tempo, de forma mais activa e independente, e também ajudar as nossas sociedades a tirar partido das oportunidades inerentes a uma nova realidade social”, refere Bruno Soares.