Os desafios ambientais e das comunidades da zona centro são tema do III Fórum Regional de Arquitetura.
Coimbra recebe este fim de semana (dias 3 e 4 de junho) o III Fórum Regional de Arquitetura, um encontro de arquitetos e arquitetas do centro do país.
Sob o tema “Território e Comunidades ― A região centro”, o evento inaugura a sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos na Casa das Caldeiras.
A sessão de abertura conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
A primeira manhã do fórum é dedicada ao lançamento da revista Arquitetura ao Centro, a nova publicação trienal da SR-CTR.
Uma exposição homónima, que retrata os 19 arquitetos e 24 projetos que integram a revista, tem visita guiada neste dia (às 12.15) e estará patente na Casa das Caldeiras até setembro.
“A região centro do país tem sido afetada por problemas como a desertificação, a falta de planeamento e as alterações climáticas, com graves consequências para o equilíbrio ambiental e socioeconómico das suas comunidades. É fundamental refletirmos e agirmos sobre o agravamento da seca, das ondas de calor e dos incêndios. Todos estes fatores terão enorme peso na arquitetura que aqui será praticada nas próximas gerações”, afirma o presidente da SR-CTR, Carlos Reis Figueiredo.
Na edição de 2023, destacam-se a presença de duas intervenções de especialistas em bacias hidrográficas (dia 3, 15.00 e 16.20), uma intervenção sobre a importância da ecologia no planeamento territorial (14.40) e sobre a gestão dos territórios de fronteira (16.00). Têm ainda lugar temas como a relação entre paisagem, estética e cultura (15.20).
No dia 4 de junho, pelas 09.30, destaca-se uma apresentação do projeto Senzeb, iniciativa de investigação, desenvolvimento e construção experimental de edifícios com balanço energético quase nulo na Serra da Estrela.
O fórum conta ainda com a presença de representantes da Universidade de Coimbra (Luís Miguel Correia, diretor do DARQ - Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia) e da Universidade da Beira Interior (João Paulo Delgado, diretor do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura).
O Fórum Regional de Arquitetura é realizado anualmente pela SR-CTR em cidades da zona centro.