Os melhores talentos do breaking vão ser postos à prova na Final Nacional do Red Bull BC One Cypher Portugal e Aveiro tem representação no evento.
O palco é o Hard Club, na cidade do Porto, este sábado em reunião da elite da modalidade à procura dos representantes para a Final Mundial do Rio de Janeiro.
Juntando os apurados no Qualifier, que decorreu em Lisboa o mês passado, com uma lista de wildcards com créditos firmados no breaking, a Final Nacional do Red Bull BC One Cypher Portugal viaja até ao Porto.
Ao todo são 24 os eleitos com presença assegurada na etapa lusa da mais importante competição internacional de breaking - 16 B-Boys e 8 B-Girls.
As portas do Hard Club abrem às 17 horas e a competição arranca às 18h30 com entrada livre para o público.
Max Oliveira é o host de serviço, o som será entregue ao DJ Godzi e a avaliação das batalhas é assegurada por B-Boys Found Kid e Ronnie e a B-Girl Valentine.
Em causa está o apuramento para a Final Mundial do Red Bull BC One, agendada para o início de dezembro no Rio de Janeiro.
O Red Bull BC One tem sido nas últimas duas décadas o grande palco internacional do breaking, uma das várias formas de expressão das danças urbanas.
Este movimento cultural nasceu nos anos 80 do século passado nas ruas de Nova Iorque e rapidamente conquistou o mundo.
A maior e mais prestigiada competição mundial de breaking 1v1 tem envolvido ao longo dos anos as referências da cena nacional, com os B-Boys Bruce Almighty e Lagaet e a B-Girl Vanessa a levarem bem longe as cores de Portugal.
No ano passado, os cobiçados troféus da edição nacional do Red Bull BC One foram erguidos pelo B-Boy Found Kid (Maia) e pela B-Girl Valéria (Aveiro).
Já os títulos mundiais foram para a B-Girl Ami (Japão) e para o B-Boy Hong10 (Coreia do Sul).