Filmógrafo e Cineclube de Avanca estreiam o filme “Por detrás da moeda”.
Obra de Luís Moya que já ganhou prémios.
Acaba de ser distinguido com o Prémio Melhor Som nos Prémios Tietê que acabam de ser anunciados em São Paulo no Brasil.
Esta distinção foi atribuída a Álvaro Melo, João Correia e Miguel Santos que tiveram o complexo trabalho de trabalhar o som de um filme onde a música é essencial.
A estreia do filme acontece, esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, em cinemas de Vila Nova de Gaia, Lisboa, Braga, Setúbal, São João da Madeira, Leiria, Penafiel, Castelo Branco, Estarreja e Ovar.
“Por Detrás da Moeda” teve apoio à produção do ICA, Ministério da Cultura.
Rodado no Porto com alguns dos mais carismáticos músicos de rua da cidade, o filme acompanha, entre outros, Alexandre Amorim, um dos fundadores dos “Pippermint Twist”, grupo que nos anos 80 partilhou o top de vendas com os “Xutos & Pontapés”.
Com o cantor Nuno Norte e o baixista Miguel Cerqueira, fundador dos “Trabalhadores do Comércio”, esta longa metragem é também um tributo à cidade do Porto.
“Por Detrás da Moeda”, tendo sido Prémio do Público do FANTASPORTO 2020, a dias do país encerrar, chega agora aos cinemas no primeiro ano em que a pandemia abranda.
Exibido pela primeira vez com uma estrondosa salva de palmas no Rivoli, com o público todo de pé, o filme “Por Detrás da Moeda” de Luís Moya, produzido pela Filmógrafo e Cine Clube de Avanca, foi igualmente premiado em festivais nos EUA, Reino Unido, Índia, Itália, México, Botão, para além de Portugal e Brasil.