O Porto da Figueira da Foz já opera com apoio da Janela Única Logística.
Iniciou esta quarta a operação da plataforma tecnológica que vem substituir o sistema Janela Única Portuária no âmbito da simplificação administrativa dos procedimentos portuários.
Para lá do transporte marítimo, esta nova ferramenta permite alargar, faseadamente, a sua abrangência ao longo das cadeias logísticas.
Os atores das redes logísticas e as autoridades partilham informação, em tempo real, e alinham processos para assegurar a sincronização das operações, nomeadamente através da integração digital multimodal dos vários meios de transporte (marítimo-ferroviário-rodoviário) e dos vários nós das cadeias logísticas que utilizam os portos portugueses.
O projeto JUL tem a coordenação nacional por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e é operacionalizado pela Associação dos Portos de Portugal (APP) e todas as Administrações Portuárias do continente e ilhas.
O arranque decorre em pleno estado de emergência nacional, no qual a utilização das tecnologias tem sido intensificada, sendo, desta forma, mais um exemplo de uma “boa prática higiénica e de resiliência”.
A administração conjunta de portos de Aveiro e da Figueira garante que as duas estruturas se encontram na linha da frente desta plataforma que une as cadeias logísticas.