A Diocese de Aveiro despede-se do padre Manuel de Pinho Ferreira que faleceu, ontem, aos 84 anos, depois de uma vida dedicada à vida sacerdotal, ao ensino e ao jornalismo.
As celebrações passam, a partir das 10 horas, pela Igreja do Seminário Diocesano de Aveiro com celebração de eucaristia, às 12h, no seminário, seguindo depois para a Igreja Paroquial de Beduído (Estarreja), localidade onde nasceu, a 2 de julho de 1939.
Será rezada missa às 17 horas, seguindo-se o funeral para o cemitério local.
Manuel de Pinho Ferreira frequentou o Seminário da Santa Joana, de 1950 a 1958, o Seminário dos Olivais, no patriarcado de Lisboa, de 1958 a 1962, e a Universidade Gregoriana, em Roma, concluindo a licenciatura em Direito Canónico, em 1966.
Foi ordenado presbítero, a 15 de agosto de 1963, na Sé de Aveiro, por D. Manuel de Almeida Trindade, e iniciou o seu serviço pastoral como prefeito e professor no Seminário de Santa Joana.
Integrou a equipa sacerdotal do Seminário dos Olivais, foi diretor da Residência de Santa Joana, em Sintra e passou pelo Seminário da Boa-Nova, em Valadares, na Diocese do Porto.
No ensino foi professor no Seminário de Santa Joana e docente na Universidade Católica.
Passou pela comunicação tendo sido diretor do Semanário diocesano ‘Correio do Vouga’, diretor do Círculo de Cultura Católica e vigário judicial.