A Fábrica da Ciência celebra o Dia Nacional da Cultura Científica com o debate sobre “Aplicações de Inteligência Artificial”.
Em 2022 foi disponibilizado gratuitamente o ChatGPT e desde então o uso de ferramentas IA cresceu rapidamente.
Este crescimento tem levantado reflexões sobre o potencial destas ferramentas, mas também sobre os riscos e as oportunidades que a IA traz a uma sociedade em transformação.
No dia Dia Nacional da Cultura Científica, entre as 17h00 às 18h30, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro vai debater o tema “Aplicações de Inteligência Artificial: dos Média Criativos às Ciências Médicas”.
O Café de Ciência está marcado para as 17h com José Luís Oliveira e Sérgio Matos (IEETA e Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro) e Mário Vairinhos e Rui Raposo (DigiMedia e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro).
Este não é evento único na UA.
O Movimento Democrático de Mulheres e o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território assinalam o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica com o Seminário “A Mulher e a Ciência”, salientando o seu papel no desenvolvimento científico.
O Seminário terá lugar no Auditório Mestre Hélder Castanheira, localizado no mesmo edifício da Livraria da Universidade de Aveiro, entre as 09h00 e as 17h30.
Para além do Seminário, no mesmo espaço terá lugar a apresentação do livro "Nós Somos os Rankings! - Precariedade, reflexividade e ação social na academia neoliberalizada", da Investigadora Auxiliar do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Ana Ferreira.