A população de Pardilhó manifestou-se contra eventuais mudanças no funcionamento da USF Águas do Gonde, em fase de modernização e que viu serem deslocalizados serviços durante as obras.
Da ULS da Região de Aveiro chega o esclarecimento sobre a USF sedeada em Avanca e com polo assistencial em Pardilhó.
Assume que não existe “qualquer alteração de valências entre o polo de Pardilhó e a sede, em Avanca”.
A ULS da Região de Aveiro já esclareceu publicamente que não existem alterações na organização das consultas, mantendo-se em vigor o modelo de funcionamento atualmente conhecido pela população, com atividade assistencial distribuída pelos dois polos.
“Importa igualmente referir que, embora tenha sido apresentada uma proposta de reorganização por profissionais da unidade, a mesma não foi aprovada nem validada pelo Conselho de Administração da ULS da Região de Aveiro, tendo inclusivamente sido objeto de pedido de esclarecimentos complementares”, adianta a ULS.
O comunicado procura tranquilizar a população salientando que o funcionamento do polo de Pardilhó mantém-se inalterado, quer no que respeita à realização de consultas, quer quanto à tipologia da resposta assistencial prestada aos utentes, no quadro atualmente em vigor.
Acresce que não teve lugar qualquer reunião com representantes do Município de Estarreja, ou Junta de Freguesia, relativamente a uma eventual alteração desta natureza. “Tratando-se de matéria com impacto direto na população e na organização local da resposta assistencial, qualquer mudança estrutural teria de ser previamente objeto de avaliação institucional, validação formal e articulação com os parceiros autárquicos competentes”.
A equipa diretiva liderada por Margarida França assegura que tido colaboração da autarquia local no apoio às instalações e à operacionalidade da resposta de proximidade neste território e que qualquer ação será debatida com a autarquia.
“Neste contexto, cumpre reafirmar que a prioridade deve permanecer centrada na estabilidade do funcionamento da unidade, na proximidade dos cuidados de saúde e na salvaguarda do interesse dos utentes de Pardilhó e de Avanca. Qualquer eventual decisão futura, a existir, deverá ser tomada com rigor, fundamentação técnica, validação institucional e adequada articulação com as entidades locais”.