Estarreja homenageia os três carpinteiros navais ainda em atividade.
No Dia do Município serão ainda distinguidos atletas, melhores alunos e trabalhadores da Câmara
Feriado municipal em Estarreja no dia de Santo António com sessão solene às 15h00 no Cine-Teatro.
A atividade da construção naval em madeira, seguindo moldes tradicionais, permanece ainda hoje nos estaleiros da freguesia de Pardilhó, terra da Ria e berço de centenas de construtores navais de machado e enxó. António Esteves, Felisberto Amador e Arménio Almeida perpetuam esta identidade.
Os três carpinteiros navais irão receber a Medalha de Mérito Municipal, o galardão máximo atribuído pelo Município de Estarreja.
Os três pardilhoenses representam “todos os construtores navais que outrora com o seu trabalho e dedicação engrandeceram a arte da Construção Naval no Concelho de Estarreja, conservando um património material, imaterial e cultural que urge preservar e proteger” refere a autarquia que sustenta assim a proposta de atribuição da Medalha de Mérito apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e aprovada por unanimidade pelo executivo camarário.
O Cine-Teatro Municipal volta a ser o palco da cerimónia, presidida pela Presidente da Assembleia Municipal, Regina Bastos, e pelo Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, e que contará com a presença do Orfeão da Banda Visconde de Salreu.
Às 17h, terão início as cerimónias religiosas – Missa Campal e Procissão – na Capela de Santo António e na Praça Francisco Barbosa.
O dia termina com o concerto Bandas em Festa, às 22h, no Parque Municipal do Antuã.
Esta é a segunda edição de um concerto único e desenhado especialmente para as Festas de Santo António pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, que, a convite do Município, se juntam naquele que será um “superconcerto” com 150 músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas na direção musical.