O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Estarreja comemora o seu 1.º aniversário, esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a partir das 15h00, na Biblioteca Municipal de Estarreja, com a realização do Encontro “Migrações e Diversidade”, que vai reunir um conjunto de entidades nacionais e locais num debate sobre Estratégias para a Integração da População Migrante.
No encontro será também apresentado o balanço deste primeiro ano de atividade, marcado pelo crescimento de migrantes vindos da Venezuela que regressam ao país onde nasceram.
Para além da Venezuelana, destaca-se a chegada de cidadãos de nacionalidade brasileira e regista-se ainda a entrada de migrantes vindos do Nepal, Índia, Colômbia, Perú, Moçambique.
Várias entidades locais têm centralizado um esforço acrescido para intervir e acompanhar estes processos de integração aos mais variados níveis, principalmente no que à legalização e emprego diz respeito.
O crescimento do tecido empresarial e consequente procura de mão-de-obra no Município de Estarreja tem sido um fator determinante na integração laboral da população.
O GAE tem por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório.
Constitui um canal de comunicação gratuito, personalizado e mais adequado para a agilização e resolução de problemas, não obrigando uma deslocação a Aveiro.
O gabinete surgiu no âmbito de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Estarreja e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O encontro decorre na Biblioteca a partir das 15h e vai incluir a transmissão de dados e uma Mesa Redonda sobre "Estratégias para a Integração da População Migrante".
Às 18h, no edifício dos Paços do Concelho, inauguração da exposição “Testemunhos”, de Maria Pequeno.
Durante todo o mês nas Escolas do Município há atividade sobre o tema “Migrações”.