O Cineteatro de Estarreja apresenta a performance “Paisagens de Francisco Joaquim Bingre” em que pretende desvendar as distintas fases da vida do poeta (1763- 1856) e os “diferentes chãos por onde caminhou e que tanto o influenciaram e inspiraram na escolha das suas palavras.”
No ano em que se comemoram os 260 anos do seu nascimento, a Câmara Municipal quer dar a conhecer a obra do “Cisne do Vouga”.
Promovida pela Câmara de Estarreja, com produção da companhia de teatro Kopinxas, e colaboração de elementos da comunidade, o espetáculo resulta de um longo processo de pesquisa onde se reuniram informações e materiais suscetíveis de tratamento performático rumo à construção de um objeto artístico.
Para a construção desta peça, procurou-se envolver a comunidade e por isso ao ator profissional Pedro Marujo, juntam-se quatro atores de Canelas e seis músicos da Banda Bingre Canelense, que dirigidos pelo maestro Paulo Almeida, farão a ambientação sonora das paisagens do poeta.
Os ensaios com o elenco comunitário tiveram início em outubro na sede da Banda de Canelas e são agora transferidos para o principal palco de cultura da cidade, o Cine-Teatro de Estarreja.
Espetáculo às 21h30 no CTE.