A campanha nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) de prevenção do Papilomavírus Humano está de regresso a várias escolas da Região Centro.
A partir de hoje e até dia 13 de maio iniciativa sobre saúde.
“HPV e Quê?” é uma iniciativa de educação para a saúde, que visa informar para os riscos associados à infeção pelo HPV e sensibilizar para a sua prevenção.
Destinada a estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, a iniciativa (a decorrer até 31 de maio) envolve um total de 18 escolas de norte a sul do país, e ilha da Madeira.
Em cada estabelecimento de ensino é programada a participação de 7 a 8 turmas, num total estimado de 150 alunos/dia.
O Núcleo Regional do Centro da LPCC dinamiza a campanha em 5 escolas da região.
Esta segunda, dia 9 de maio, na Escola Básica e Secundária de Anadia (distrito de Aveiro); 10 de maio na Escola Secundária Fernando Namora (distrito de Coimbra); seguindo-se, no distrito de Leiria, a 11 e 12 de maio a Escola Básica e Secundária de Pombal, e a 13 de maio na Escola Secundária Acácio Calanzans Duarte (Marinha Grande).
A ronda pelas escolas da Região Centro, que decorre no período entre as 08h30 e as 17h00, envolverá cerca de 750 alunos, maioritariamente do ensino secundário.
A viatura airstream é o centro das atividades da campanha. É no seu interior e ao seu redor, que decorrem as atividades: quizz em ambiente de Realidade Virtual; App informativa em Realidade Aumentada (lida a partir de uma tatuagem temporária) e conversa com médico, para enquadramento e esclarecimento de dúvidas.
A avaliação de conhecimentos adquiridos é feita através de questionário online aplicado aos estudantes em dois momentos: antes e após a intervenção.
Recordamos que o HPV é responsável por lesões benignas, como é o caso dos condilomas genitais, mas que causam grande sofrimento e estigma social.
É ainda responsável por: 100% dos cancros do colo do útero; 70% dos cancros da vagina; 40% dos cancros da vulva; 84% dos cancros do ânus; 47% dos cancros do pénis.
O cancro da orofaringe tem vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se que o HPV esteja presente em 70% dos casos.