A campanha de oferta de pinheiros está a chegar ao fim com a última entrega agendada para a próxima sexta-feira, dia 12, numa ação que Estarreja desenvolve para compatibilizar a época de Natal e o desbaste.
Com a iniciativa “Feliz Natal… Com uma Árvore Natural”, a Câmara Municipal de Estarreja junta o útil ao agradável e dá uma nova vida aos pinheiros-bravos que resultam do desbaste que é necessário fazer anualmente na área do Eco Parque Empresarial de Estarreja.
Os pinheiros bravos retirados são aproveitados e oferecidos à população para que, nesta época, os utilizem como elemento central da decoração natalícia.
“É melhor do que cortar nos pinhais dos outros e é preferível ser natural do que plástico. Assim é mais bonito, natural e dá outro perfume à casa”, afirmava Maria Figueira na última sexta-feira, em que veio buscar o seu enorme pinheiro”.
Face à adesão dos estarrejenses (mais de 500 pinheiros oferecidos desde a 1ª edição), a Vereadora dos Espaços Verdes da autarquia, Rosa Simão, afere que “toda a gente prefere um pinheiro natural”.
A facilidade em todo o processo é uma das vantagens para os Munícipes. “Os pinheiros estão cá, são bonitos, existem em vários tamanhos e assim conseguimos agradar a todos. Só têm de levar para casa e devolver no final. É muito mais fácil para todos”.
Pretende-se com esta simples ação sensibilizar a população para a necessidade de respeitar o ordenamento florestal e o Ambiente. Andreia Barbosa, do Setor de Espaços Verdes, sublinhava esta dupla função da original iniciativa.
“Evita que as pessoas cortem em sítios onde não é necessário retirar, nem se deveria retirar”, aproveitando-se “o desbaste no Eco Parque para regenerar pinheiros mansos. Fazemos nesta altura propositadamente”.
A última quinta-feira foi “o dia em que entregámos mais pinheiros, tem havido um aumento significativo”, realçou Andreia Barbosa. Esta época, a Câmara já distribuiu uma centena de árvores.