"Em média cada família aveirense faz 22 Km de deslocações diárias, nas pequenas coisas do dia-a-dia" - José Carlos Mota.

O tema 'Cidades Sustentáveis' motivou o regresso das Jornadas de Ambiente, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia do Ambiente (NEEA) da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). O evento volta a ser organizado quatro anos depois da mais recente edição e decorreu no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (UA).

O dia terminou com uma visita ao Porto de Aveiro (reportagem aqui nas próximas horas).

José Carlos Mota (na foto), professor na UA e um dos mentores da utilização da bicicleta, diariamente, em meio urbano, continua a 'lutar' pela alteração dos hábitos de mobilidade instalados. Hoje, voltou a falar no uso excessivo do automóvel. (com áudio)

O território urbano foi todo ocupado, "muitas vezes de forma errada". Esse espaço público "está cheio de habitações, funções, tudo de forma dispersa", referiu. "As pessoas têm de ir buscar os filhos a uma Freguesia, depois, praticam desporto no centro da cidade, por exemplo, acedem à cultura noutros sítios. Em média cada família faz 22 Km de deslocações diárias". Repensar este 'sistema' "é um grande desafio mas, mesmo assim, o uso da bicicleta aqui é dos mais significativos em Portugal", reforçou.