É o maior Festival de Bacalhau do país - Fernando Caçoilo (CMI). 11.ª Edição de evento foi apresentada hoje na Gafanha da Nazaré.

É "o maior de Portugal". O Festival do Bacalhau é, para o Presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, "o maior evento do género" no país.

A 11.ª edição foi hoje de manhã apresentada a bordo do Navio Museu Santo André, na Gafanha da Nazaré.

Está agendada para o Jardim Oudinot, de 8 a 12 de Agosto.

A gastronomia baseada no 'fiel amigo' estará em destaque.

Está ainda prevista muita animação musical.

A organização do evento está a cargo da da Câmara e da Confraria Gastronómica do Bacalhau.

Envolvidas estão coletividades locais que assumem a 'dezena de restaurantes'.

Fernando Caçoilo realçou a importância do Festival para o Concelho e região. "É um evento único e com capacidade de atrair mais visitantes", frisou. (com áudio)

Após a representação de delegações da Islância e de Espanha, este ano o país convidado será a França, com uma delegação oriunda de Granville (Normandia).

O Festival do Bacalhau serviu para apresentar o espumante 'Faina Maior' numa parceria com a Rota da Bairrada.

15 Associações vão gerir dez restaurantes, dois bares e duas padarias que vão servir cerca de 23 mil refeições que representam um consumo na ordem das 12 toneladas de bacalhau e seus derivados.

O investimento global será de 250 mil euros. Esperam-se 150 mil visitantes. As entradas são gratuitas.

Vão atuar os The Black Mamba (dia 8) e HMB (dia 9). A 10 de Agosto atuam os Quinta do Bill e a Banda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. Bonga atua no dia 11. Haverá ainda um´Tributo a Carlos Paião´, a 12 de Agosto.

João Madalena, Grão Mestre da Confraria fez o 'elogio' do evento. (com áudio)

O Navio Santo André que celebra, este ano, o 70.º aniversário da sua construção e, a 23 de agosto, o 17.º aniversário como Navio-Museu, foi o cenário escolhido para a apresentação da 11.ª edição do Festival do Bacalhau 2018.

 

(notícia em actualização)