Melhores empresas do distrito de Aveiro distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2018.
Entre um total de 2378 empresas distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2018, quase três centenas (276) são do Distrito de Aveiro, sendo o terceiro distrito com mais empresas sediadas distinguidas, apenas atrás de Lisboa e Porto.
No seu conjunto, estas empresas são responsáveis por 10 797 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 1 280 milhões de euros, o que representou um crescimento médio de 16,9% em relação ao ano anterior.
Entre estas empresas de Aveiro que conquistaram o estatuto de PME Excelência, 176 são de pequena dimensão, correspondendo a 64% do total.
Já as empresas de média dimensão representam 30% das empresas premiadas (84) e as microempresas representam 5% deste universo (16).
A maioria das PME Excelência 2018 de Aveiro, que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão, desenvolvem a sua atividade nos setores da Indústria (56,5%) e do Comércio (19,6%) e do Turismo (10,9%).
Estas empresas registaram um valor de 437 milhões de euros em exportações, sendo o segundo distrito com valor global mais elevado.
Com um ativo líquido global de aproximadamente 80 milhões de euros (80249605€), as PME Excelência 2018 de Aveiro apresentaram uma autonomia financeira média de 56,4% e níveis de rendibilidade dos capitais próprios de 27,8%.
Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais, que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.
De acordo com Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, “as PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, desempenhando um papel de grande relevância ao nível do emprego e do desenvolvimento local e regional. Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este Estatuto tem vindo a conquistar entre as empresas portuguesas.”