“Queridos jovens, convido-vos a inscreverem-se neste encontro, no qual, após um longo período de distanciamento e de isolamento, encontraremos alegria do abraço fraterno entre os povos e as gerações, o abraço da reconciliação da paz da qual temos tanta necessidade.”
Seguindo o convite do Papa Francisco, as inscrições da Diocese de Aveiro para a Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa, já estão abertas, estando todos os jovens entre os 14 e 30 anos convidados a participar neste grande encontro mundial.
De acordo com Pedro Carvalho, coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) “é com grande entusiasmo” que é aberto o período de inscrições “para o maior evento de juventude do mundo.
O coordenador do COD relembra que se vai “viver um momento único e, quiçá, irrepetível em Portugal” e que, por isso, o grande objetivo da Diocese de Aveiro é que “ todos os jovens, praticantes ou não praticantes, saibam deste evento e que possam decidir se querem ou não ir”.
A inscrição dá acesso a todos os eventos da JMJ Lisboa, bem como garante a cada peregrino inscrito o seguro, gratuitidade dos transportes públicos durante o período da Jornada e ainda o kit de peregrino.
Para os jovens da Diocese de Aveiro, a inscrição do peregrino terá o valor máximo de 285€ (com acréscimo de 5 euros se não cumprir o prazo de cada prestação) e inclui o Pacote A1 JMJ (participação na semana), o Kit peregrino diocesano, o seguro da deslocação e ainda o transporte Aveiro- Lisboa e volta.
Os jovens são convidados a pagar este valor em três prestações, de janeiro a abril de 2023, sendo que o término de inscrição é a 23 de abril.
A inscrição dos jovens deve ser concretizada junto do Comité Organizador Paroquial (COP) ou Paróquia “a si mais próxima”.
Sobre o processo e período de inscrição, Pedro Carvalho refere que o processo envolve “um caminho pastoral, em cada uma das paróquias e arciprestados”, que servirá também “para angariação de fundos, com o propósito de reduzir o preço de inscrição de cada jovem”.
“O caminho escolhido poderá não ser o mais fácil”, afirma Pedro Carvalho, mas reforça que “será o caminho em que se viverá em plenitude” todos os eventos e atividades referentes à JMJ como “uma única Diocese”. Sendo importante recordar, que o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, já procedeu à sua inscrição na JMJ, “estando na linha da frente desta caminhada com os jovens”.
De acordo com o COD, o objetivo final é conseguir chegar aos 70 mil jovens inscritos da diocese de Aveiro.
Os coordenadores de COP’s e COA’s estão convocados para uma reunião sobre as inscrições a realizar-se no próximo dia 21 de dezembro, pelas 21H, na sede do COD, onde também vai ser apresentada a plataforma que “permitirá o registo de todos os jovens que pretendem participar nesta grande jornada”.