Dia Mundial da Terceira Idade: "Noto diferenças em pessoas que participam em grupos de teatro" - Kelly Varela.

O Município de Ílhavo desafia a população sénior a aderir às propostas culturais na abertura de um novo ciclo de vida.

No Dia Mundial da Terceira Idade destaca-se a aposta na captação de atores da comunidade para a criação de um espetáculo de teatro de revista.

A encenadora kelly Varela, habituada a programas culturais com seniores, afirma que nota diferenças sempre que há participação em projetos.

Entrevistada no programa da manhã, na Terra Nova, assumiu que a criação de um espetáculo de revista é mais uma oportunidade capaz de marcara diferença (com áudio)

Kelly Varela sensível aos benefícios da criatividade na qualidade de vida da população senior.

Superação, desafio, estímulo e conhecimento são palavras utilizadas para tirar os mais velhos de casa.

A encenadora diz que mesmo para quem acha que o teatro não é a sua vocação, este é um exercício que tem mostrado resultados (com áudio)

Kelly Varella, encenadora e diretora da Palco Central, em defesa do impacto positivo das artes na vida das pessoas mais velhas, destacando o poder transformador da cultura no processo de envelhecimento.

Este é o dia de apresentação do projeto "Maiores no Teatro", uma iniciativa que convida as pessoas mais velhas a participar numa Revista à Portuguesa, oferecendo-lhes a oportunidade de serem artistas.

Isabel Silva, de 69 anos, admite gosto pela participação em projetos comunitários.

Entre o apoio a uma pessoa adoentada e as atividades da Maior Idade, confessa que a reforma tem sido ativa e preocupada com o que vê entre os mais jovens.

Gostava que as novas gerações pudessem estar mais atentas ao que as rodeia (com áudio)

Às 15h, será realizada a segunda sessão do programa de Promoção da Educação Sexual no Envelhecimento, com o tema "O Corpo e a Sexualidade: Mudanças e Adaptações", dinamizada pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com o apoio da Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria.

Este programa visa abordar um tema essencial para a saúde e bem-estar dos mais velhos, promovendo uma abordagem consciente e informada sobre as transformações naturais do corpo e a sexualidade no envelhecimento.