O Desporto Universitário vai passar a utilizar a marca ‘Visit Portugal’ nos equipamentos das seleções nacionais universitárias e indumentária de passeio; Divulgar Portugal nos vários canais de comunicação e redes sociais, utilizados para promover as atividades e eventos internacionais; realizar ações de ativação das marcas portuguesas para as mais diversas comitivas; apresentar vídeos institucionais a promover Turismo Desportivo Universitário em Portugal e em conjunto com operadores turísticos especializados prepara-se para promover ações para promoção do produto turístico desportivo especializado existente em Portugal.
Estes são os termos do acordo celebrado entre a FADU e o Turismo de Portugal que passa a funcionar como parceiro do desporto universitário.
O acordo de cooperação foi assinado, esta quarta-feira, 10 de janeiro de 2024, pelo Presidente da FADU, Ricardo Nora, e Lídia Monteiro, do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, e visa o apoio à atividade internacional da Federação Académica do Desporto Universitário.
Ricardo Nora, presidente da FADU, admite que esta é uma parceria que faz todo o sentido com ganhos para o país (com áudio)
O dirigente explica que é um passo para “aumentar a visibilidade da marca a nível nacional e internacional, ao juntar-se a uma entidade reconhecida, ao mesmo tempo que fortalece a sua ligação ao país.”
Lídia Monteiro, do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, destaca o valor da parceria e o projeto em desenvolvimento, reforçando a importância da captação dos “turistas do futuro” em referência aos estudantes universitários.
Este foi um momento que contou com as participações do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, e do Turismo, Nuno Fazenda.
João Paulo Correia destacou o crescimento do país enquanto anfitrião de grandes eventos desportivos internacionais, fazendo referência à organização do Campeonato do Mundo de Futebol em 2030.
Lembrou que Portugal viveu em 2023 um ano de acontecimentos marcante e que o desafio é manter a fasquia elevada (com áudio)
Para rematar a sessão, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, destacou a relevância e potencial do Turismo Desportivo, com especial ênfase no Desporto Universitário e no seu público-alvo.
Acrescentou também, que com esta parceria, “os estudantes-atletas que representam as Seleções Nacionais Universitários serão também eles agora, embaixadores do turismo português”.A Casa do Estudante-Atleta, em Aveiro, sede da FADU, foi palco de uma conversa sob a temática "A importância da valorização do Turismo Desportivo. O elo de ligação entre o Desporto e o Turismo”, que contou a com a presença de Mafalda Magalhães, Diretora do Museu - FC Porto, Lídia Monteiro, do Conselho de Administração do Turismo de Portugal e Susana Feitor, Presidente da Fundação do Desporto.
O evento iniciou-se com a inauguração do Mural FADU.
Obra da autoria dos artistas Constança Bettencourt e João Margarido, conhecidos como C’Marie e EGrito, numa iniciativa que surge como celebração do desporto universitário português e de toda a sua história, pautando a sua atuação pela igualdade no desporto, na luta contra a discriminação social e também a desigualdade de género no desporto.
A Reitoria da Universidade de Aveiro fez-se representar já com os campeonatos nacionais marcados para Abril e que já contarão com a nova nave desportiva.
Alexandra Queiroz admite que se trata de uma ação com impacto pelo número de atletas que movimenta (com áudio)