Os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro visitaram, este fim de semana, concelhos afetados pelos incêndios de Setembro no distrito de Aveiro.
Águeda e Sever do Vouga receberam a comitiva socialista com Hugo Oliveira e Susana Correia.
A iniciativa teve como propósito tomar contacto com as populações dos territórios mais afetados pelos recentes fogos e para recolher informações que permitam a “avaliação ponderada” da situação.
O PS, depois da visita do Secretário-Geral, Pedro Nuno Santos, aos concelhos de Arouca e Oliveira de Azeméis, prosseguiu deste modo o trabalho de análise da capacidade de combate aos incêndios, das ações de prevenção desenvolvidas e a desenvolver, bem como de apoio às populações afetadas que viram as suas vidas em risco e os seus bens ameaçados ou mesmo destruídos.
Na visita em questão, os deputados socialistas acompanhados de dirigentes e autarcas do PS nos respetivos concelhos, visitaram os Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga e reuniram com a direção da respetiva Associação Humanitária e contactaram com a população afetada pelos fogos florestais em Águeda, particularmente nas aldeias de Moutedo e de Cadaveira.
Depois de ouvir a população, os deputados concluem que a prevenção continua a ser a palavra mais ouvida.
Em causa a gestão da nossa mancha florestal e o investimento na conservação da natureza.
Outra das preocupações são as adversidades colocadas pelos fenómenos extremos que as alterações climáticas provocam e o envolvimento das comunidades nas tarefas de prevenção, no reaproveitamento e no repovoamento dos territórios rurais.
O PS assume que é necessário valorizar as carreiras dos bombeiros para garantir a capacidade de recrutamento das corporações; investir nos meios de combate a incêndios e monitorizar a implementação da reforma do sistema de proteção civil no sentido de concretizar “ganhos de eficiência na cadeia de comando”.