Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território homenageia, a título póstumo, antigo diretor Rui Santiago.

O Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território acolhe a apresentação do livro que é uma homenagem a um antigo diretor daquela unidade.

A apresentação do livro “Humanizar a universidade – Um tributo a Rui Santiago” realiza-se, esta tarde, às 14h30, como tributo ao professor e antigo diretor do DCSPT, falecido em novembro de 2015.

Rui Santiago foi docente na área das Ciências Sociais, na UA, Vice-diretor da Sociedade Portuguesa de Ciência da Educação, Membro da Direção do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior e diretor do DCSPT.

Numa entrevista publicada no jornal online da UA em 2011, com Portugal já numa situação de crise e sob vigilância apertada do FMI e das instâncias financeiras europeias, Rui Santiago defendeu que “é preciso humanizar a universidade para que cada um de nós não seja apenas mais uma peça na engrenagem.”

Algo que entendia ainda mais necessário perante a pressão que já se verificava sobre os serviços públicos, o ensino superior em particular e sobre quem neles trabalhava.

“É muito importante que as pessoas se sintam bem e tenham prazer naquilo que fazem. E não me refiro apenas aos docentes, refiro-me também aos alunos nos vários graus de ensino e formação.”

A apresentação do livro ‘Humanizar a universidade – Um tributo a Rui Santiago’, editado pela UA, contará com a presença de Carlos Rodrigues (atual diretor do DCSPT), António Magalhães (diretor do CIPES) e Teresa Carvalho (organizadora da edição e professora do DCSPT).