A DECO inaugura o Mês do Consumidor com conselhos aos cidadãos afetados pelos incêndios na região centro. Lembra que as práticas comerciais desleais que estão a aumentar nesta região do País também ao nível dos contratos de prestação de serviços.
“Como é do conhecimento geral, em várias localidades desta região, os cidadãos privados dos serviços de energia elétrica, água e telecomunicações estão a ser contactados por falsos técnicos que, agindo de má-fé, afirmam ser representantes das empresas fornecedoras desses serviços e que pretendem proceder ao seu restabelecimento. Argumentos falsos e informações não clarificadas levam a que muitos contratos sejam feitos sem que o consumidor, seu titular, tenha plena consciência do que subscreveu”.
A associação de defesa do consumidor aconselha todos os consumidores a pedir a identificação de quem o aborda; Certificar-se que a pessoa em questão está em representação da empresa com quem tem celebrado um contrato de prestação de serviços e a nunca assinar documentos sem os ler e sem retirar todas as dúvidas. Recorda que em caso de assinatura de contrato o cidadão tem 14 dias para o rescindir.
“Aproveitamos para alertar os consumidores que ainda não têm serviço de telecomunicações, mas que continuam a receber faturação para a possibilidade de rescindir o contrato por incumprimento contratual da empresa”.