A Administração Regional de Saúde do Centro escolheu Sever do Vouga para o arranque do processo de vacinação de maiores de 80 anos, ou maiores de 50 com fatores de risco associados.
O Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga aponta para um universo de 1500 a 2000 cidadãos.
A UCSP de Sever do Vouga (Centro de Saúde) assume a vacinação.
Depois de Sever que inicia na sexta a vacinação, outros municípios irão seguir também para o mesmo processo.
Para já a dificuldade está na disponibilidade de vacinas.
As convocatórias serão operacionalizadas com agendamento por SMS com origem no número 2424; Contacto telefónico quando a unidade de vacinação considerar conveniente, designadamente por não existir contacto de telemóvel ou a SMS ficar sem resposta; Na véspera do dia agendado será enviado nova mensagem recordatória, por SMS, a todos os utentes a vacinar.
Pedro Almeida, responsável pelo ACES, já explicou que o território de Sever é dos mais atingidos e por isso um dos que avança em primeiro lugar com a vacinação (com áudio).
Para evitar polémicas está definida uma lista de suplentes.
Existindo doses excedentes, decorrentes, por exemplo, da não comparência das pessoas a vacinar, ou por na entrevista de triagem serem identificados fatores restritivos que impeçam a vacinação do utente, será acionada uma lista de suplentes já identificada dentro da população alvo a vacinar.
Quanto à evolução da pandemia e apesar da redução do número de casos ativos, Pedro Almeida diz quer é cedo para dizer que o pior da terceira vaga já passou (com áudio)