A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro inicia este domingo a celebração do Dia da Região.
Programa de 15 a 24 de outubro em todos os 11 Municípios desta associação regional.
O programa que celebra a Região terá como temas centrais a gestão da Ria de Aveiro, a Educação, a Floresta, os Planos e Projetos 2030, a Cultura e o Desenvolvimento Social e Económico.
No ano em que se celebram os 34 anos da Região (16 de outubro) e à semelhança das edições anteriores, este será um momento de apresentação, discussão e debate dos principais assuntos e projetos desta Região, com passagem pelos 11 Municípios da Região de Aveiro.
Este domingo, Ovar recebe o concerto do Dia da Região de Aveiro, com a Banda Filarmonia das Beiras, pelas 16h30, no Centro de Arte de Ovar.
Neste concerto será interpretado Concerto para Violino e Orquestra nº 5 em Lá maior, K. 219, “O Turco” de Wolfgang A. Mozart e a Sinfonia nº 31 em Ré maior Hob.I:31, “Toque de Trompas”, de Joseph Haydn.
A Orquestra é dirigida pelo maestro Rui Pinheiro e a solista é Anna Paliwoda, no violino.
Na segunda, 16 de outubro, a sede da CIRA será palco da apresentação do projeto de ampliação do seu edifício, seguido de visita ao Centro de Interpretação do BioRia, para apresentação do Sistema Primário do Baixo Vouga Lagunar e da visita às obras das Infraestruturas Hidráulicas do Rio Novo do Príncipe, em Cacia.
De todo o programa destaca-se ainda a Conferência “Região de Aveiro – Planos e Projetos 2030”, no dia 18 de outubro no Cine Teatro Alba, com lançamento da Revista do Congresso “Região de Aveiro – 34 anos em Comunidade Intermunicipal” e que contará com a presença do Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A encerrar o programa, no dia 24 de outubro, terça-feira, o Centro de Artes de Águeda recebe a Conferência sobre o Desenvolvimento do Território.
Apesar de formalmente, a data de fundação da Comunidade Intermunicipal da Região Aveiro (CIRA) se celebrar anualmente a 16 de outubro, o Conselho Intermunicipal decidiu antecipar para domingo este momento, por se tratar de um dia propício à participação e celebração cultural.