O Roteiro da Sustentabilidade assume que o futuro está lançado e toda a ação de poderes públicos e empresas vai estar vocacionado para a presença de seeres humanos no espaço público em "Cidades de e para pessoas".
“Inteligência e Inovação no Ambiente Urbano” foi o mote da jornada de trabalho promovida pelo Cluster Habitat Sustentável e pela empresa tecnológica Ubiwhere.
Com as empresas em busca de soluções inovadoras, com as autarquias envolvidas em projetos de reabilitação urbana e com os fundos europeus disponíveis há nesta altura uma certeza quanto ao futuro das cidades.
A “humanização” veio para ganhar terreno.
Aveiro e Ílhavo apresentaram os seus projetos de monitorização da qualidade do ar e de criação de jardins urbanos.
O “planteia”, na praça da Casa da Cultura, assume que quis criar um ponto de encontro com as cores e os cheiros de um jardim (com áudio)
Para o cluster “Habitat sustentável” as cidades enfrentam desafios ao nível da qualificação de espaço e de usos.
É importante juntar os diferentes atores, nomeadamente empresas tecnológicas, em plataformas de entendimento (com áudio)
Gil Nadais representou o setor das duas rodas.
Em representação da Abimota falou sobre o ressurgimento das bicicletas como modo de mobilidade.
O antigo autarca de Águeda diz que o desafio passa por aumentar a escala dos projetos.
E na região de Aveiro vê a Comunidade Intermunicipal como o pólo agregador para essa aposta que promete dar mais espaço aos cidadãos e menos aos carros em centros urbanos (com áudio)