A Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta lançou, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, o Programa de Mobilidade Escolar Ativa (PéPedal) e no arranque do ano diz que há cerca de 200 inscritos nos “comboios” que fomentam idas a pé e de bicicleta para a escola.
O projeto visa fomentar as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e, dessa forma, o número de crianças que chegam à escola sentadas no carro.
Os Comboios PéPedal já contam, até ao momento, com 197 crianças inscritas e as primeiras duas viagens feitas desde o seu lançamento registaram 139 viagens validadas de crianças que caminharam e pedalaram para a escola.
Dados que, segundo a Ciclaveiro, confirmam que “é possível fazê-lo de forma divertida, em grupo e dispensando essa deslocação, ou parte dela, feita de automóvel”.
O aumento do número de crianças a usarem os Comboios PéPedal, uma vez por semana, determina a redução proporcional do número de automóveis a circular até à entrada das escolas, diminuindo consideravelmente o congestionamento automóvel, a poluição do ar e sonora e aumentando os níveis de segurança nas envolventes escolares, motivando mais famílias a mudarem os hábitos nas deslocações diárias para a escola.
Nos últimos dois meses cerca de 400 alunos, com idades compreendidas entre os 03 e os 10 anos que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo no Centro Escolar das Barrocas e na Escola Básica da Glória foram sensibilizadas para a importância de caminhar e pedalar para a escola pela equipa de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) que dinamizaram o Consultório Médico PéPedal, onde foram feitas pequenas consultas individuais de avaliação e sensibilização para os benefícios da mobilidade ativa na saúde e no ambiente.
O Consultório PéPedal vai estar a funcionar no Centro Escolar de Santiago e na Escola Básica da Vera Cruz respectivamente nos meses de janeiro e março do próximo ano, esperando-se chegar a mais 550 crianças que frequentam estas escolas.
No passado dia 10 de novembro foram também lançados os Comboios PéPedal nas quatro escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro, com 12 linhas ativas, das quais 9 são feitas a pé e 3 de bicicleta.
Com o apoio e em articulação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação das escolas envolvidas, os Comboios PéPedal são assegurados por pais e encarregados de educação voluntários que, no papel de maquinistas, asseguram o funcionamento destes comboios a partir de pontos e horários previamente definidos, fazendo algumas paragens também pré definidas pelo percurso delimitado até cada uma das escolas.
Para apanhar algum destes comboios, os alunos das escolas abrangidas devem estar inscritos para terem acesso ao Passe Escolar PéPedal, através do qual vão validando as viagens feitas que dão acesso a pontos e que podem ser trocados por benefícios junto da Rede de Parceiros Locais “Amigos PéPedal”.