A Ciclaveiro assinala o início da Semana Europeia da Mobilidade com uma pedalada à Pateira de Requeixo este sábado.
Com ponto de encontro, às 14h45, no Rossio, o percurso de perto de 15 km em cada sentido desenrola-se praticamente de um extremo ao outro do município de Aveiro, passando por São Bernardo e Oliveirinha, e culminando na Pateira, a maior lagoa natural da Península Ibérica. O regresso ao Rossio está previsto para cerca das 19h00.
Depois de em 2016 ter verificado a maior adesão de sempre com 2423 cidades participantes, entres as quais 60 localidades portuguesas, a Semana Europeia da Mobilidade regressa entre os próximos dias 16 e 22 de Setembro, na sua já 16ª edição, este ano com o tema «Mobilidade verde, inteligente e partilhada».
A iniciativa da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta contrasta com a visão da autarquia liderada por Ribau Esteves que considera a celebração fora de moda salientando que o relançamento das bicicletas comunitárias e o reforço da aposta na mobilidade dependem de outros fatores.
Além de argumentar no passado com a questão financeira, a Câmara de Aveiro revelava que pretendia alavancar soluções de mobilidade assentes nas Bicicletas comunitárias, no arranque do projeto de bicicletas do campus universitário e na criação de pistas cicláveis para poder assumir o desafio de promover uma ação temática.
Durante a Semana Europeia da Mobilidade pretende-se que os cidadãos e agentes locais reflitam sobre soluções para problemas como a poluição atmosférica e sonora das cidades e vilas, o congestionamento, a sinistralidade rodoviária, a ocupação do espaço público e os problemas de saúde.
A Ciclaveiro procura dar visibilidade ao tema com chamada de atenção para os debates em torno da mobilidade. Além das posições públicas sobre as rotas propostas para a via de ligação da estação da CP à UA, com contestação ao traçado definido pela autarquia, e pela oposição à construção de estacionamento no Rossio, a Ciclaveiro tenta incentivar o recurso às duas rodas.