O Município de Albergaria-a-Velha está a assegurar atendimento telefónico permanente, 24 horas por dia, sete dias por semana, no serviço de Proteção Civil e Florestal.
Todas as ocorrências que digam respeito às atribuições da autarquia, como acidentes graves ou catástrofes, podem ser comunicadas através do número de telefone 234 529 114. Do outro lado da linha vão estar os Bombeiros de Albergaria, que asseguram que os alertas chegam ao piquete municipal da Proteção Civil e Florestal.
O atendimento telefónico permanente resulta de um protocolo entre a Autarquia e a Associação Humanitária dos Bombeiros, que prevê que o corpo de emergência comunique com prontidão ao serviço municipal qualquer ocorrência ou anomalia em espaços públicos.
O Presidente da Câmara, António Loureiro, explica que "o acordo interinstitucional vai assegurar uma resposta municipal mais célere, mas vai também permitir desenvolver estratégias de planeamento e prevenção de risco".
O acordo entre as duas instituições, que foi assinado no dia 30 de Setembro, prevê a elaboração de informação relativa a ocorrências, que poderá levar a medidas preventivas. “O acordo com os Bombeiros implica que tenha que ser produzido um relatório qualitativo, um registo de ocorrências”, esclarece António Loureiro, adiantando que essa informação “deve ser tratada de forma a adotarmos medidas corretivas e preventivas sempre que necessário”.
O Piquete Municipal da Proteção Civil e Florestal é uma equipa de segunda intervenção, que pode ser acionada conforme a ocorrência comunicada pelos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha e que deve atuar naquilo que são as responsabilidades da autarquia. O leque de atuação da Câmara Municipal "é muito vasto". "Vai desde o acidente grave ou catástrofe, mas também as anomalias verificadas na via ou espaços públicos, iluminação pública e redes de águas pluviais".