No passado dia 11 de Fevereiro, foi anunciada a primeira deteção direta de ondas gravitacionais, teorizadas há 100 anos pelo físico alemão Albert Einstein. A deteção destas ondas abre o acesso a uma nova camada da realidade, até aqui inacessível, que irá permitir compreender o universo de uma maneira totalmente nova.
Um mês após a divulgação desta notícia, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e o Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA) organizam um 'Café de Ciência' cujo objetivo é esclarecer o público em geral sobre esta descoberta.
Para tal, contamos com Carlos Herdeiro, docente no Departamento de Física da UA, que explicará por que razão esta descoberta é um dos maiores avanços na física e uma ponte direta para uma nova perspetiva sobre o universo e os seus mistérios.
Nesta sessão será abordada uma previsão teórica controversa, uma experiência impossível, desenvolvimentos técnicos extraordinários e, finalmente, a sinfonia e os diálogos cósmicos que estão à espera de ser ouvidos e os enigmas que poderão criar.
O Café de Ciência decorre na próxima sexta-feira, dia 11 de Março, pelas 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre e a conversa aberta à participação do público.