A Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré promoveu esta quinta-feira a reposição do busto do Mestre Mónica, no espaço que já ocupou, no jardim da Alameda.
O busto foi reposto depois de ter sido roubado do local, por desconhecidos. Essa reposição aconteceu esta quinta, ao meio-dia, na presença de autarcas e familiares.
Foi um momento de "Justa" homenagem e de reposição de um busto "de um homem que contribuiu para a evolução da terra com acção de relevo, em particular, na construção naval", foi recordado por Fernando Caçoilo, líder autárquico ilhavense. A Gafanha da Nazaré "é uma terra nova. Não é rica na sua história. A figura do Mestre Mónica tem aqui o seu lugar por aquilo que ele representou para todos".
Carlos António Rocha, Presidente da Junta, realçou "a justiça reposta com o busto devolvido ao seu local".
Maria Eneida, neta do Mestre Mónica, também esteve na cerimónia realizada hoje e confessou a sua satisfação, merecendo o maior número de aplausos por parte dos populares presentes no local. (com áudio)
Albano Martins foi o escultor escolhido para realizar o trabalho. É um trabalho que exige "elementos que nos ajudem a ter uma 'memória' da pessoa a representar e caracterizar. É um trabalho complexo", referiu na Terra Nova.